Olá,tudo bem? Por gentileza, gostaria de ajuda com protocolo da BRONCOSCOPIA,meu pai tem 74 anos e é hipertense e irá realizar o exame na Clínica prontoar.
De forma geral, o protocolo de preparo costuma incluir:
1.Jejum de alimentos sólidos e líquidos por algumas horas antes do exame (o tempo exato deve seguir a orientação da clínica).
2.Informar à equipe todos os medicamentos que ele usa, especialmente anticoagulantes (como varfarina, rivaroxabana, apixabana, clopidogrel, AAS) e medicamentos para diabetes.
3.Em geral, os remédios para pressão arterial são mantidos, com pequena quantidade de água na manhã do exame, mas a orientação pode variar conforme o medicamento e o médico responsável.
4.Levar exames recentes, documentos e um acompanhante, pois normalmente é utilizada sedação e o paciente não deve dirigir após o procedimento.
Após o exame, é comum ocorrer:
-Dormência na garganta por algum tempo.
-Tosse leve.
-Pequena quantidade de sangue no escarro, principalmente se foi realizada biópsia.
Como ele fará o exame na Clínica ProntoAr, o mais importante é seguir exatamente o protocolo fornecido pela própria equipe que realizará a broncoscopia, pois pode haver orientações específicas conforme o tipo de sedação e o procedimento planejado.
Escreva seu comentário
Outras Mensagens
DR. qual o seu medclub favorito?
16/07/2026
66.629.649
Acessos
45.833
comentários
16.880
respostas
